terça-feira, 6 de setembro de 2011

. terça-feira, 6 de setembro de 2011
0 comentários

ESCOLA MUNICIPAL VICENTE VIEIRA

APLICA PROJETO SOBRE FOLCLORE

Os 65 alunos dos 1os anos 01 (matutino) e 02 (vespertino) da Escola Municipal Vicente Vieira no bairro Giórgia Paula em Garuva participaram do Projeto Folclore coordenado pela Professora Tânia Loreci Back. A iniciativa aconteceu durante o mês de Agosto/2011 e incentivou o regate da cultura popular brasileira retratando e valorizando manifestações diversas, como por exemplo, cantiga de roda, trava língua, lendas, danças, músicas, etc. Para a Professora Tânia “as atividades possibilitaram um maior conhecimento acerca das especificidades existentes no assunto Folclore projetando então, seus envolvidos a ambientes até então desconhecidos. Acreditamos que a ideia deu muito certo e que o conhecimento sobre o assunto ocorreu respeitando o potencial de cada envolvido – o que deixou o projeto ainda mais valioso, interativo e dinâmico”. O saber popular é um dos pontos de partida para realizar o pedagógico, buscando assim, promover o desenvolvimento integral da criança dentro de um ambiente lúdico e levando em consideração a importância das manifestações culturais que são passadas de geração em geração. Durante as aulas a professora propôs interpretações de texto, brincadeiras tradicionais, caça palavras, músicas, adivinhações, entre outras atividades.

Foto e Texto: divulgação Secretaria Municipal de Educação/2011

Read More »»

sábado, 27 de agosto de 2011

. sábado, 27 de agosto de 2011
0 comentários

ESCOLA MUNICIPAL VICENTE VEIRA

APROVA O PPP (Projeto Político Pedagógico)


Em Assembleia Geral na última Quarta feira, dia 24/08, Pais, Alunos, Amigos e Professores da Escola Municipal Vicente Vieira, aprovaram o PPP (Projeto Político Pedagógico). Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.

O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

Segundo a Diretora de Ensino senhora Neusa Wachholz “o PPP é para a Escola, tal como a Bíblia é para o cristão” , a Diretora Neusa, também enalteceu a dedicação da sua equipe de professores e gestores na construção desse documento tão importante para nossa escola. Antes da aprovação em assembleia, alguns pais puderam tirar dúvidas e fazer sugestões, sempre no intuito de aproximar ainda mais a comunidade escolar.


Edevânio Francisconi Arceno

Read More »»

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

. quinta-feira, 25 de agosto de 2011
0 comentários

PREFEITURA DE GARUVA INICIA REURBANIZAÇÃO

DO CENTRO URBANO DO MUNICÍPIO

No dia 23 de Agosto a Prefeitura de Garuva e a Empresa Hoeft & Hoeft Construções Civis Ltda. assinaram o contrato N° 035/2011 que constitui como objeto a implantação de calçadas no lado direito da Avenida Celso Ramos em uma extensão de 194 (cento e noventa e quatro) metros entre a Rua Papa João XXIII a Rua Eugênio Avanci. O contrato prevê também o fornecimento de material e mão de obra conforme Contrato de Repasse N° 0310.955-04/2009 existente entre Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Garuva. As obras começarão em 01 de Setembro de 2011 com término previsto dentro de um prazo de 90 dias. Para a assinatura do contrato, estiveram presentes o Prefeito João Romão, o Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças senhor Guilherme Adolfo Voos, o representante da Empresa Hoeft & Hoeft senhor Edson Arthur Hoeft e o Engenheiro Civil da Prefeitura de Garuva senhor Iolando de Assis. Pela execução dos serviços a Prefeitura de Garuva pagará a Empresa Contratada o valor global de 139.317,16 (cento e trinta e nove mil, trezentos e dezessete reais e dezesseis centavos) e os pagamentos serão efetuados de forma parcelada, de acordo com o cronograma físico-financeiro. A Avenida Celso Ramos em Garuva além de concentrar expressiva quantidade de pontos comerciais da cidade, possui também a função de permitir o acesso a bairros e ruas paralelas onde se localizam diversas residências, escolas, empresas, etc. o que a caracteriza como sendo uma via de importante função à população em geral. Para João Romão “a colocação de calçadas em parte da Avenida Celso Ramos integra um trabalho de reurbanização da área central de nosso Município. Acreditamos que, além do embelezamento do espaço, a ação facilitará a circulação no local que terá ciclovia, passeio, lixeiras, sinalização apropriada, arborização, rampas de acesso e piso podotátil a fim de atender as exigências de acessibilidade. Por fim, é a oferta de melhorias à população – o que consideramos como prioridade em nosso trabalho”.

Foto e Texto: Divulgação Secretaria Municipal de Educação/2011

Read More »»

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

. segunda-feira, 8 de agosto de 2011
0 comentários

TELECENTRO COMUNITÁRIO DE GARUVA

EM NOVA SEDE

O Telecentro Comunitário de Garuva já está em sua nova sede onde oferecerá à população o acesso as facilidades decorrentes da era digital. Hoje, o Telecentro atende nas dependências do prédio da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa onde também acontecem as atividades da Casa da Cultura bem no centro da cidade (avenida Celso Ramos, 1.449). O Telecentro Comunitário promove a inclusão digital e o desenvolvimento social e econômico da comunidade atendida, reduzindo assim, a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos. O Telecentro Comunitário de Garuva atende a comunidade em geral e estudantes funcionando de 2ª a 6ª feira das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Atualmente o Telecentro está equipado com 10 computadores para uso público com acesso a internet e operando no sistema Linux, 01 servidor, 01 impressora e 01 monitora quem além de agendar horários e zelar pela manutenção dos equipamentos, também orienta usuários rumo as mais corretas formas de pesquisa e confecção de trabalhos escolares. Marilda Ramos que é responsável pelo Telecentro Comunitário de Garuva afirma que “o Telecentro atua como sendo um espaço responsável em auxiliar tarefas escolares e profissionais de alunos e comunidade em geral. A utilização das máquinas ocorre mediante agendamento prévio e a procura pelos serviços superou, desde o início, todas as nossas expectativas. É mais um serviço que a Prefeitura de Garuva em parceria com a Secretaria Municipal de Educação mantém em prol da melhoria de vida das pessoas”.

Foto e texto: divulgação Secretaria Municipal de Educação/2011

Read More »»

segunda-feira, 20 de junho de 2011

. segunda-feira, 20 de junho de 2011
0 comentários

Read More »»

quinta-feira, 9 de junho de 2011

. quinta-feira, 9 de junho de 2011
0 comentários

SISTEMA DE SAÚDE DE GARUVA RECEBE VISITANTES

No último dia 06 de Junho/2011, representantes da Prefeitura de Jaraguá do Sul estiveram em Garuva no intuito de conhecerem o sistema de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24h – UPA do Município. Recebidos pelo Prefeito João Romão em companhia da Secretária Municipal de Saúde senhora Nivia Estevam e da Chefe de Atendimento Primário a Saúde senhora Isabela Aragão Pereira os visitantes puderam entender detalhes acerca do funcionamento diário da UPA garuvense, como por exemplo, gestão de recursos humanos, de materiais e de atendimento ao público. A Unidade de Pronto Atendimento de Garuva foi inaugurada em 16 de Julho de 2010 e, desde então, é responsável em prestar assistência médica a pacientes dentro de um sistema hierarquizado e capaz de suprir a necessidade de atendimento médico 24 horas de urgência e emergência à população garuvense. O prédio possui 740 m2 e disponibiliza salas para observação com leitos para adulto masculino, adulto feminino, infantil e isolamento, sala de curativos, suturas e pequenos procedimentos, área específica para nebulização, sala de urgência e emergência com equipamentos como eltrocárdio, cardioversor, bomba de infusão, oxímetro, etc., central de gases medicinais, sala para execução de Raio X, farmácia, sala para coleta de sangue, sala de classificação de risco, consultórios médicos, rouparia, heliporto, entre outros ambientes. Estiveram em Garuva o Secretário Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul senhor Francisco Garcia, a Diretora Administrativa Financeira senhora Nanci Solange Zimmermann e o Diretor de Vigilância em Saúde senhor Walter Vásquez Clavera. Finalizando, Romão afirma que “integrar benchmarkings é sinônimo de que estamos realizando serviços capazes de melhorar o dia a dia das pessoas. Por isso, estamos felizes por sermos procurados como exemplos que estão funcionando, ou seja, é a prova de um trabalho sério, responsável e articulado na busca por importantes resultados.”.

Foto e texto: divulgação SME/2011

Read More »»

domingo, 5 de junho de 2011

. domingo, 5 de junho de 2011
0 comentários

PROJETO ENTENDENDO A TABUADA VIRA

ATRAÇÃO EM ESCOLA GARUVENSE

Uma dose de sensibilidade por parte da professora Cláudia Pereira da Silva Reguelim que leciona na Escola Municipal Maria Martins Budal em Garuva transformou as aulas de matemática em diversão e puro aprendizado. Ao perceber a dificuldade que seus dezenove alunos do segundo ano tinham em entender a lógica existente nas tabuadas, a docente transformou o conteúdo em divertidas partidas de boliche. Isso mesmo: boliche de tabuada. A dinâmica da brincadeira é simples, ou seja, nos pinos são colados os números das tabuadas que estão em estudo. A bola é lançada e a quantidade de pinos derrubados é multiplicada pelo número afixado nas garrafas, obtendo assim, o resultado da questão. Exemplo: a bola derrubou 6 pinos contendo em cada um o número 2, logo, a criança marcou 12 pontos e assim sucessivamente. Tudo muito simples, porém, com extrema criatividade. Para a professora Cláudia “a ideia, além de invocar a prática da coletividade, facilita também a criatividade e o raciocínio lógico. Não queremos decorebas, mas sim, a construção do conhecimento e é isso que estamos oferecendo através da atividade lúdica em questão. Estamos muito felizes com os resultados obtidos e acreditamos que nossos alunos estão aprendendo de fato”. A Prefeitura de Garuva através da Secretaria Municipal de Educação parabeniza a comunidade escolar pela notável iniciativa em facilitar o aprendizado de seus alunos.

________________________________________________________________________________

Foto e texto: divulgação SME/2011

Read More »»

sábado, 28 de maio de 2011

. sábado, 28 de maio de 2011
0 comentários


Reunião do COMEN e o Senhor Prefeito João Romão.

No último dia 3 de Maio, às 14h, foi realizada uma reunião da diretoria do Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN), com o Senhor Prefeito João Romão, no Gabinete deste, onde foram propostas modificações nas leis que regulamentam o funcionamento do COMEN.
A conversa trouxe bons frutos, sendo que o Senhor Prefeito se comprometeu em apoiar o grupo dentro das possibilidades.
João Romão também foi convidado para participar de outra reunião juntamente com o CONEN (Conselho Estadual de Entorpecentes) às 19h do mesmo dia, na Escola Municipal Vicente Vieira.


Reunião dos Conselhos Municipal
e Estadual de Entorpecentes.

O Conselho Municipal de Entorpecentes – COMEN e o Conselho Estadual de Entorpecentes – CONEN realizaram uma reunião no dia 03 de Maio, às 19h, na Escola Municipal Vicente Vieira, onde foi esboçado algumas diretrizes e os desafios que o COMEN.
Outros assuntos relacionados às ações a serem desenvolvidas no município também foram debatidas. O CONEM disponibilizou materiais e apostilas sobre o combate e explicações sobre drogas. Por fim, prestaram esclarecimentos aos presentes.
O Senhor Prefeito João Romão compareceu a reunião colocando-se a disposição do COMEN para eventuais necessidades dentro do possível.
De modo geral, ficou claro que um dos principais objetivo deste Conselho refere-se no combate às drogas por meio de parcerias com todos os órgãos e instituições envolvidas contando ainda com o apoio da população.

Att.
Daniella L. M. Santos Oliveira
Presidente do COMEN

Read More »»

sexta-feira, 20 de maio de 2011

. sexta-feira, 20 de maio de 2011
0 comentários


Professores de Garuva, da Rede Estadual

fazem passeata pelas principais ruas da cidade.

Os professores de Garuva, pertencentes à rede estadual, fizeram na tarde da última sexta-feira dia 21 de maio, uma passeata ao ritmo do apitasso, pelas ruas centrais do município. A categoria está em greve no intuito de fazer o governo estadual cumprir a lei 9.034/96 que em seu artigo terceiro prevê a valorização do profissional de educação. A passeata contou com o apoio de estudantes, pais de alunos e principalmente da comunidade, que considera legitima as reinvidicações da categoria.


Contudo o governo catarinense parece irredutível, aliás, o governo está deixando bem claro que suas prioridades são outras. O governador do estado está se encontrando com investidores europeus. Queira o bom Deus que estas pessoas não tenham TV a cabo, caso contrário, devem estar vendo como o promissor Estado de Santa Catarina trata seus educadores.
O Secretário Tebaldi com certeza está com um abacaxi nas mãos. Assumir uma Secretária que durante anos foi mal tratada pelo antigo governo, não deve ser muito fácil, e o pior é saber que as propostas apresentadas pela classe são mais do que justas, porém não recebe sinal verde do governo atual para aceita-las. Fato perfeitamente compreensível, depois da matéria exibida pelo RBS notícias do dia 20 de maio. O programa apresentou um demonstrativo financeiro com os salários de alguns ex-procuradores da Assembléia, que teoricamente estariam aposentados por invalidez.


No entanto todos os que foram apresentados na matéria estão exercendo sua função. Tenho plena convicção que se os nossos professores fossem aposentados com um quinto do salário demonstrado na matéria, um “pouco” mais de 35 mil reais, não teriam necessidade de estar vendendo cachorro quente, gás de cozinha, natura, pastel, seguros de vida, enfim uma série de paliativos para completar a triste renda de professor, mesmo depois de uma vida dedicada à Educação. É difícil de acreditar que em um país que tem como slogan “Todos pela Educação”, desvalorize tanto esta classe de profissionais. Como pai, concordo plenamente, com a greve dos professores, acredito que meus filhos sofrerão mais prejuízos estando em uma sala de aula com professores totalmente desmotivados em virtude dos baixos salários e desdém de seus empregadores do que ficar um mês sem aula, quizás todos os pais pensassem assim!

Como professor, vejo uma luz no fim do túnel, que bom que os colegas professores estão aprendendo a lutar juntos pelo direito de todos, apesar de velho, o jargão, “a união faz a força” não perdura gratuitamente e a valorização profissional se inicia dentro da própria classe, portanto como professor, estou orgulhoso! Contudo, eu que sempre tive orgulho do nosso Estado, neste momento como catarinense sinto-me envergonhado. Pois o mesmo Estado que defende que todos somos iguais, trata com menosprezo toda uma classe. Se a transformação começa pela educação, Santa Catarina não quer mudar.

Atenciosamente: Edevânio Francisconi Arceno
Fotos: Fernanda Raimundi Arceno

Read More »»

domingo, 15 de maio de 2011

. domingo, 15 de maio de 2011
0 comentários


POLICIAIS MILITARES DE GARUVA FORAM
AGRACIADOS NO ÚLTIMO 05/05

No último aniversário da Policia Militar de Santa Catarina, três Policiais Militares de Garuva foram homenageados. Os soldados Stricker e Osvaldir , foram condecorados com a medalha de Honra ao Mérito, por seus serviços prestados.

Outro homenageado foi o Soldado Carlos Leite filho, que foi promovido a cabo por tempo de Serviço. Parabéns aos Policiais Militares por mais esta conquistas. Os amigos e companheiros se parabenizam e comemoram com alegria o reconhecimento pelo trabalho profissional desempenhado por estes policiais.

Parabéns!

Read More »»

sexta-feira, 4 de março de 2011

. sexta-feira, 4 de março de 2011
0 comentários


REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GARUVA
OFERECE AULAS DE DANÇA

A Prefeitura de Garuva através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a APAM – Associação de Pais e Amigos da Criança e do Adolescente passaram a oferecer aulas de dança para crianças e adolescentes matriculados nas Instituições que compõe a Rede Municipal de Ensino. O projeto busca utilizar-se da dança como linguagem corporal capaz de fomentar melhorias no desenvolvimento de todos os envolvidos e em diversos cenários: escolar, familiar, social, etc. As atividades funcionam em uma sala da APAM e atualmente atendem 146 alunos distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite e nas modalidades Dança Moderna Contemporânea, Ballet Clássico e Dança Criativa Clássica. O ambiente onde as aulas acontecem foi estruturado para oferecer melhores condições de trabalho, ou seja, as paredes receberam barras e espelhos, o piso passou a ser de linóleo e os sistemas de sonorização e ventilação são capazes de atender com extrema qualidade a demanda existente. Cleusa Regina de Vargas de Araújo é a professora responsável em levar o espetacular universo da dança à comunidade garuvense e diz estar muito feliz e realizada com esse momento, pois, desde que chegou a Garuva no ano de 1996, sempre teve como propósito, facilitar o acesso a dança para as diferentes realidades da população. “Hoje, graças a Prefeitura de Garuva através da Secretaria Municipal de Educação, o sonho de muitos se tornou uma realidade emocionante. Estamos sendo muito bem recebidos na APAM pela competente equipe já existente e isso engrandece e facilita ainda mais nosso trabalho. Por fim, vejo a dança como fonte de desenvolvimentos incalculáveis aos seus praticantes, sendo assim, acredito que estamos percorrendo caminhos certeiros e capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas – nossa grande e maior responsabilidade”. – afirma Cleusa. Os objetivos do projeto vão desde o desenvolvimento e o reconhecimento corporal até a identificação da necessidade de ajustar, cooperar e respeitar as escolhas individuais e coletivas. A avaliação das atividades é processual e contínua e os critérios seguem a metodologia dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Busca-se através disso, que o aluno conheça as possibilidades humanas e possa (re)criar movimentos próprios de acordo com suas escolhas pessoais respeitando e compreendendo seus limites físicos, emocionais e intelectuais. Mais detalhes através do telefone 47 34453771.

Fotos: Neusa Wachholz
Texto: Marcelo Tavares

Read More »»